Exposição ‘Artesanato do Japão’ vai até o dia 24 no Museu Histórico do RJ

A mostra incluem artesanatos feitos com técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão.

Do Mundo-Nipo

A Fundação Japão em São Paulo está promovendo, no Brasil, a exposição “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”. A mostra acontece no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, e vai até o dia 24 de agosto de 2014.

 

Exposição Artesanato do Japão no Museu Histórico do Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação)
A mostra incluem artesanatos feitos com técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão (Imagem: Divulgação)

 

A exposição traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos japoneses, compartilhando a habilidade e a criatividade de seus trabalhos.

Segundo Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão, estão expostos utensílios criados ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, criando objetos práticos e com seu toque de beleza.

“Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos, que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo.”

As tradicionais artes que fazem parte da mostra incluem artesanato de técnicas tradicionais e materiais típicos de várias regiões do Japão, que pouco a pouco foram substituídas por modernas máquinas e produção em grande escala.

A transição, explica a curadora, começou durante a era Meiji (1868 – 1912), quando o Japão ingressou na fase de industrialização.

“Ainda nesta época, pequenas oficinas das regiões continuaram produzindo utensílios artesanalmente. Surgiram, então, talentosos artesãos com marcante personalidade, que se tornaram grandes artistas.”

Após este período no Rio de Janeiro, a exposição seguirá percorrendo o país, passando por Curitiba, Brasília, Manaus, Belém, Recife e São Paulo.

 

Serviço

Exposição itinerante
Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas

Data: 7 a 24 de agosto de 2014
Local: Museu Histórico Nacional – MHN
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
Classificação: livre

Informações
Tel.: (21) 3299-0324
Site: www.museuhistoriconacional.com.br

Realização
Fundação Japão
Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Museu Histórico Nacional

 


O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (textos e foto/imagem), que são fornecidos pelo órgão ou entidade representante, e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mulheres ocupam apenas 6,2% dos cargos de chefia em empresas no Japão

Next Article

Chuvas no Japão deixam 2 mortos e obrigam mais 80 mil a deixarem suas casas

Related Posts