Agência emite alerta para possível erupção do Monte Ioyama, no sul do Japão

A Agência Meteorológica Japonesa declarou uma zona de exclusão no raio de um quilômetro ao redor da montanha que é localizada entre Kagoshima e Miyazaki.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta na manhã desta sexta-feira (24) para a possibilidade de uma erupção de pequena escala do Monte Ioyama, localizado entre as províncias de Kagoshima e Miyazaki, na ilha de Kyushu, sul do país.

 

Monte Ioyama pode entrar em erupção (Imagem: Reprodução/NHK)
O monte já apresenta vapores sendo expelidos de sua cratera (Imagem: Reprodução/NHK)

 

A agência declarou uma zona de exclusão no raio de um quilômetro ao redor da montanha que tem cerca 1,310 metros de altura. Ainda de acordo com a JMA, pequenos tremores e outros sinais de intensa atividade vulcânica vêm ocorrendo no Monte Ioyama, incluindo um tremor que durou 7 minutos.

Na quinta-feira (23), o Comitê de Coordenação para Previsão de Erupções Vulcânicas preveniu que uma repentina explosão de vapor e gases vulcânicos poderia ocorrer até o final desta semana. O monte, no entanto, já apresenta vapores sendo expelidos de sua cratera.

O alerta é emitido um mês depois de o Monte Ontake, na região central do Japão, entrar em erupção sem aviso, matando 57 pessoas para se tornar o pior desastre vulcânico do pós-guerra no país sismicamente ativo.

O Monte Ioyama, ou Mt. Iwo, faz parte da cordilheira Kirishima e está situado à apenas 60 km da usina nuclear de Sendai, que deverá tornar-se a primeira a ter seus reatores reiniciados sob aprimorados regulamentos de segurança adotados na sequência do desastre no complexo nuclear Fukushima Daiichi, em março de 2011.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão amplia medidas de prevenção ao Ebola

Next Article

Humor e ciência andam de mãos dadas, diz japonês vencedor do Ig Nobel

Related Posts