Entenda por que o metrô de Tóquio é o mais preciso do mundo

Diariamente, mais de 10 milhões de pessoas passam pelo metrô de Tóquio, cujo sistema e o mais avançado e preciso do planeta.
Metrô de Tóquio Foto Toru Yamanaka
T. Yamanaka/Getty

Atualizado em 23/08/2022

A vasta rede ferroviária que entrecruza o subterrâneo em Tóquio pode ser até confusa e intimidante para os que não estão acostumados, mas é certamente uma das mais eficientes do mundo.

Diariamente, mais de 8 milhões de pessoas passam pelo metrô da capital do Japão, que tem como meta funcionar com a mais perfeita precisão, mantendo Tóquio em constante movimento mesmo que isso signifique “empurrar” centenas de pessoas em um único vagão.

Metro de Tóquio Foto Stockvault 170120 900x550 1
Metrô de Tóquio na hora do rush | Foto: Stockvault

Funcionários do metrô dizem que a cultura empresarial de Tóquio e o valor de seu povo quanto à pontualidade é que geram a precisão que os metrôs estrangeiros não conseguem reproduzir.

“O metrô é uma parte integrante da vida cotidiana em Tóquio. Este nível de segurança e pontualidade é esperado por nossos passageiros”, disse um funcionário do metrô da capital japonesa.

A cidade tem dois operadores de metrôs públicos: Metrô de Tóquio e Toei Subway. Os dois transportam mais de 10 milhões de passageiros por dia.

Ambos os sistemas operam em coordenação com os trens acima do solo, que se interligam várias vezes em centenas de estações, transportando cerca de 30 milhões de pessoas diariamente em todos os cantos da “Grande Tóquio”, megalópole que abriga cerca de 37 milhões de pessoas – a maior aglomeração urbana no planeta.

Mais de 10 milhões de pessoas passam diariamente pelo Metrô de Tóquio | Foto: Getty Free
Mais de 10 milhões de pessoas passam diariamente pelo Metrô de Tóquio | Foto: Getty Free

A Região Metropolitana de Tóquio engloba todas as cidades e prefeituras regentes em torno da capital do Japão, que incluem, além de 23 distritos especiais, áreas das províncias de Yokohama, Kawasaki, Chiba e Saitama.

Gigantescos bancos de computação controlam 13 linhas e cerca de 300 estações com mais de 195 quilômetros de pista, colocando um comboio em cada linha a cada dois até três minutos nos horários de pico.

Assista ao vídeo com uma reportagem da Agence France-Presse (AFP) sobre o tema:

Mais eficiente

O incrível é que esse preciso metrô ficou ainda mais eficiente em razão das melhorias para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

De acordo com a Kyodo News, o Governo central e o Governo Metropolitano de Tóquio uniram forças, implementando melhorias significativas no sistema de metrô na capital japonesa.

Tais melhorias incluem redes Wi-Fi em todos os trens e plataformas, inclusões de mais banheiros públicos, reforma total de vagões antigos, bem como a inclusão de trens mais modernos e criação de mais estações..

Por maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Agência AFP | Kyodo News.

Total
7
Shares
Previous Article
Shinjiro Koizumi Foto Reprodução Yuki Nakao 900x550 1

Pela primeira vez, ministro do Japão pede licença-paternidade

Next Article
Tipo sanguíneo | ©Stockvault / Montagem Mundo-Nipo

No Japão, a personalidade pode ser determinada pelo tipo sanguíneo; veja como

Related Posts