Viagem de princesa Masako a Holanda é aprovada por conselho japonês

É raro o Conselho de Ministros aprovar uma viagem ao exterior de membros da família imperial tão logo antes da partida.

Do Mundo-Nipo

Princesa Masako (Foto: AFLO)
A princesa Masako, se casou com o príncipe herdeiro em 1993 (Foto: AFLO)

O Conselho de Ministros aprovou nesta sexta-feira (18) a viagem do príncipe Naruhito e de sua esposa, a princesa Masako, em 28 de abril para a Holanda, onde irão assistir a coroação de Willem-Alexander.

Será a primeira viagem oficial ao exterior em 11 anos da princesa, que continua a receber tratamento para uma doença induzida pelo estresse, desde 2002, quando ela viajou para a Nova Zelândia e Austrália, de acordo com a agência Kyodo News.

É incomum para o Conselho de Ministros aprovar uma viagem ao exterior de membros da família imperial tão logo antes da partida, exceto para casos de emergência, como viajar para um funeral de membros de família real em outros países.

O casal real viajará no dia 28 de abril, com retorno marcado para 3 de maio.

Em 30 de abril, eles irão assistir a coroação de Willem-Alexander, que será o primeiro rei da Holanda em 123 anos. Nesse período, o país só teve “rainhas” no comando, diferentemente da tradição sucessória japonesa, reservada somente ao sexo masculino ao “Trono do Crisântemo”.


saiba mais


Princesa Masako deve viajar para a Holanda, será a 1ª viagem ao exterior em 11 anos


Princesa Masako agradece “apoio” dos japoneses em seu 49º aniversário


A princesa Masako, uma ex-diplomata, se casou com o príncipe herdeiro em 1993, e em 2001 deu à luz uma menina, Aiko, em meio a fortes pressões para que tivesse um filho homem, mantendo assim a tradição sucessória japonesa.

No entanto, em 2006 a esposa do irmão mais novo de Naruhito, o príncipe Akoshino, teve um filho homem, Hisahito, o primeiro príncipe a nascer na família imperial japonesa em 40 anos, que agora figura como segundo na sucessão imperial, um posto que “seria” de direito da princesa Aiko, por ser a primogênita do príncipe herdeiro, mas tradições e leis impedem mulheres de ascender ao trono japonês.

 

Para saber mais notícias sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Governo japonês e Tepco trabalharão juntos para conter vazamento em Fukushima

Next Article

Loja de Tóquio exibe barra de ouro no valor de US$ 6 milhões

Related Posts