Cidade japonesa lança aplicativo que localiza abrigos em caso de desastres

A cidade de Chiba apresentou um serviço que permite localizar, através de smartphones, as áreas de refúgio mais próximas em caso de desastres.

Do Mundo-Nipo

A cidade de Chiba, no leste do Japão, apresentou neste último fim de semana um serviço que permite localizar, através de smartphones, as áreas de refúgio mais próximas em caso de terremoto, tsunami ou outros desastres, informou a emissora “NHK”.

Segundo os desenvolvedores, o uso do aplicativo é simples. Durante desastres, basta apontar a câmera do aparelho em uma direção para que na tela do mesmo sejam mostrados, em sobreposição à imagem captada pelo smartphone, os abrigos de emergência mais próximos e a distância até alcançá-los.

Desenvolvido pela empresa de conteúdos para celulares e tablets Kazasu, o conteúdo usa a tecnologia de posicionamento global por satélite (GPS). Assim que é selecionada na tela uma das zonas de segurança propostas, o terminal mostra a rota mais conveniente para se chegar à mesma através do Google Maps.

A Kazasu explicou que o aplicativo tem armazenadas as 335 zonas de abrigo designadas pela cidade de Chiba em caso de qualquer tipo de desastre, seja natural ou provocado.

A prefeitura local já iniciou uma campanha para que seus moradores façam o download do programa.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Duas pessoas morrem em engavetamento no leste do Japão

Next Article

Dólar cai ante o iene e outras moedas após divulgação de dados de serviços dos EUA

Related Posts