Começa hoje exposição ‘Japão: O Reino dos Personagens’ no Rio de Janeiro

Nesta exposição, personagens e mascotes populares do Japão serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos que vão desde miniaturas a tamanhos naturais.

Trazida ao Brasil pela Fundação Japão, a exposição itinerante “JAPAN: Kingdom of Characters” (Japão: O Reino dos Personagens) será inaugurada às 10h desta quarta-feira (18) no Museu Histórico Nacional (MHN), no Centro do Rio de Janeiro.

 

Exposição ‘Japão: O Reino dos Personagens (Imagem: Divulgação/Edição MN)
Nesta exposição, personagens e mascotes populares do Japão serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos (Imagem: Divulgação/Edição MN)

 

A exposição itinerante, que já passou por São Paulo, Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Brasília, chega hoje ao Rio de Janeiro, onde vai ficar até o dia 14 de janeiro de 2014, data em que encerrará sua temporada no Brasil.

Personagens populares do Japão como Ultraman, Evangelion, Hello Kitty, Pikachu do Pokémon, entre outros famosos, além de diversos mascotes, serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos que vão desde miniaturas a tamanhos naturais.

 

Exposição Japão: O Reino dos Personagens, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
O visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década (Foto: Divulgação)

 

Os organizadores do evento destacam que o objetivo da mostra é constatar a influência que esses personagens exerceram na sociedade japonesa e, ao mesmo tempo, apresentar seu mundo de modo abrangente.

“A existência de produtos com esses personagens é ainda mais significativa. Juntamente com itens comuns como bichinhos de pelúcia e artigos de papelaria, esses produtos englobam uma enorme e variada gama de itens, desde acessórios de moda e artigos de uso diário a anúncios e serviços. Ao longo de cada período, a extensão e a variedade desses itens aumentaram de modo a abranger todas as facetas da vida dos japoneses. Outro aspecto importante é a mudança dos perfis de consumo: de crianças para adultos, de uso familiar para pessoal, de entretenimento para suprimento de necessidades psicológicas.”, afirma Hiroyuki Aihara, presidente da Character Research Institute Co. Ltd, no folder do evento.

A exposição, que é dividida em quatro partes e já passou por vários países como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia, Turquia, apresenta ambientes onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e são ícones destacados até os dias atuais, apontando vias para compreender as mudanças na sociedade japonesa que eles proporcionaram e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir desses personagens.

 

SERVIÇO

Exposição: JAPAN: Kingdom of Characters  – Japão: O Reino dos Personagens

Local: MHN – Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/n (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Data: de 18 de dezembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014

Horários: de terça a sexta das 10h às 17h30
Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h

Mais informações: Fundação Japão em São Paulo

 

Uma realização da Fundação Japão


FJSP - logo


Fundação Japão em São Paulo

Tel.: (11) 3141-0110 / 3141-0843
Email: [email protected]
Site: www.fjsp.org.br

 


• O Mundo-Nipo não assume qualquer responsabilidade pelo material (informações, textos e fotos/imagens), que são fornecidos pelo órgão emissor e publicados na íntegra pelo Portal Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão registra déficit comercial pelo 17º mês consecutivo

Next Article

Japão terá mais uma companhia aérea de baixo custo

Related Posts