Primeiros golfinhos são “abatidos” na controversa temporada de pesca no Japão

12 golfinhos foram mortos hoje na temporada de pesca que iniciou na cidade japonesa de Taiji.

Do Mundo-Nipo com Agências

Os primeiros golfinhos da temporada de pesca na cidade japonesa de Taiji foram abatidos nesta terça-feira (16), uma controversa prática que todo ano recebe críticas de ambientalistas de todo o mundo, principalmente de ONGs, que geralmente estão presentes no local durante o abate.

 

Temporada 2014-2015 de pesca de golfinhos no Japão (Foto: Sea Shepherd)
Um funcionário do sindicato dos pescadores locais confirmou por rádio que foram abatidos 12 golfinhos nesta terça-feira (Foto: Sea Shepherd)

 

Uma dúzia de embarcações pesqueiras da cooperativa de pescadores desta pequena cidade costeira, localizada na província de Wakayama (oeste do Japão) mataram hoje os primeiros espécimes da temporada após persegui-los durante horas, segundo informou a ONG de proteção ambiental Sea Shepherd.

Um funcionário do sindicato dos pescadores locais confirmou por rádio que os pescadores haviam feito a primeira captura da estação. “Pegamos 12 golfinhos de Risso,” disse ele, conforme denunciou hoje a Sea Shepherd em seu site.

De acordo com a agência EFE, a maioria destes cetáceos são mortos por arpões e destinados ao consumo humano, principalmente no mercado japonês, enquanto uma pequena parte é capturada viva e vendida a zoológicos e aquários de todo o mundo.

Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, e há décadas pratica a caça de golfinhos. A temporada 2014-2015 de caça aos golfinhos no Japão teve início em 1º de setembro e está prevista para continuar até o final de fevereiro, destaca a agência Jiji Press.

A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia litorânea local para evitar conflitos entre os pescadores e os ativistas da Sea Shepherd e outras organizações que tentam frear esta prática. Na campanha de pesca 2013-2014, mais de 800 golfinhos foram mortos e outros 164 capturados vivos, segundo dados desta ONG, destaca a EFE.

Os golfinhos e pequenos cetáceos em Taiji são pescados por meio de um método tradicional pelo qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os espécimes à baía na qual são atingidos por arpões.

Esta prática ganhou notoriedade em nível internacional ao ser retratada no documentário americano “The Cove”, ganhador do Oscar de melhor documentário em 2009. Desde então se intensificaram as críticas por sua crueldade.

Segundo a agência Kyodo, na última temporada, a prática provocou renovada crítica mundial após a embaixadora dos EUA no Japão, Caroline Kennedy, postar em sua conta no Twitter mensagens desaprovadoras quanto a caça, chamando-a de “inhumaneness” (desumana).

Os primeiros abates de golfinhos na temporada acontece em meio a reunião da Comissão Baleeira Internacional, aberta na Eslovénia na segunda-feira (15), onde se espera que o Japão anuncie seus planos controversos para retomar a caça de baleias na Antártida.

(Com informações das agências Kyoso, EFE e Jiji Press)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Vendas de 'Super Smash Bros.' atinge 1 milhão em 2 dias no Japão

Next Article

Dólar fecha com a maior queda do mês interrompe série de 6 altas ante o real

Related Posts