Produção industrial do Japão continua lenta e recua 1,5% em agosto

O resultado “ruim” levou o governo a mudar sua avaliação de produção “plana” para enfraquecida”.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A produção industrial do Japão caiu 1,5% em agosto em termos dessazonalizados na comparação com o mês anterior, mostraram dados do governo nesta terça-feira (30), sinalizando que a demanda continua lenta desde a elevação do imposto sobre o consumo em 1º de abril, com as empresas ainda lutando para se recuperar dos efeitos negativos após o aumento.

O resultado é bem pior do que a projeção mediana de economistas, que esperavam um crescimento médio de 0,3% na mesma base de comparação mensal. Em julho, a produção havia subido 0,4% ante junho, nos dados com ajuste sazonal.

Na mesma base de comparação, o índice da produção nas fábricas e minas situou-se em 95,5 contra a base de 100 estabelecida em 2010, enquanto na base anual, o índice recuou 2,9% em agosto ante o mesmo mês no ano anterior, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

Com o resultado, o ministério mudou o seu ponto de vista anunciado nos meses posteriores ao aumento do imposto, quando afirmava que “a produção industrial se mantinha plana”. Agora, o ministério usa o termo “enfraqueceu” em sua avaliação básica da produção.

O relatório do ministério aponta ainda que o índice de embarques industriais caiu 1,9%, para 94,1, enquanto o de estoques subiu 1,0%, para 112,7, o maior nível desde fevereiro de 2009.

Economistas disseram que a demanda foi lenta especialmente para itens duráveis, como automóveis, eletrodomésticos e eletrônicos, com o aumento dos estoques dificultando uma recuperação da produção.

A produção por fabricantes de equipamentos de transporte, incluindo os fabricantes de automóveis, caiu 3,8% no mês de agosto, marcando a terceira queda mensal consecutiva, enquanto a produção de equipamentos eletrônicos de comunicação, incluindo computadores pessoais e câmeras, declinou 2,5%, sinalizando a sétima queda mensal consecutiva.

Fabricantes de maquinários elétricos, que fazem produtos como condicionadores de ar, viu sua produção cair 3,2%, apresentando redução pelo quinto mês consecutivo.

“Isso vai levar mais algum tempo para a demanda (de automóveis e eletrodomésticos) se recuperar”, disse Junichi Makino, economista-chefe da SMBC Nikko Securities Inc.

Os fabricantes pesquisados ​​pelo ministério esperam que a produção salte para 6,0% em setembro, aparentemente em reação a uma queda neste mês, mas retornando a cair 0,2% em outubro.

Makino disse ainda que a produção trimestral, no período de julho a setembro, deverá recuar 0,7%, após uma queda de 3,8% no trimestre abril-junho, sinalizando que a economia permanecerá lenta em reflexo ao aumento do imposto em 3 pontos percentuais para 8%, que entrou em vigor no dia 1º de abril.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas, é considerada um indicador chave para antecipar o desempenho da economia do país, altamente dependente do setor manufatureiro.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Alta do imposto continua reprimindo os gastos das famílias no Japão

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Desemprego no Japão cai para 3,5% em agosto

Related Posts