Índice de preços ao consumidor no Japão chega a 3,3% em junho

Trata-se do 13º mês consecutivo de aumento.

Do Mundo-Nipo com Agências

O núcleo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Japão em junho teve uma alta de 3,3% em  relação ao ano anterior, registrando o 13º mês consecutivo de aumento, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (data local).

O índice situou-se em 103,4 pontos contra uma base de 100 estabelecida em 2010, de acordo com os números do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Mas, desconsiderando os efeitos do aumento de imposto sobre as vendas em abril, o índice subiu 1,3% em junho, na comparação anual. O número veio em linha com a mediana das projeções de mercado.

Em maio, a alta havia sido de 1,4%, sendo que a meta é de uma inflação sustentável em 2,0%. O governo projeta que alcançará essa meta ao redor de abril do próximo ano, após enfrentar um período de desaceleração nos próximos meses.

O enfraquecimento na inflação ocorre em um momento no qual a alta dos custos de importação começa a perder força e a retração nos gastos das famílias após o aumento do imposto sobre vendas impacta as vendas.

O núcleo do CPI para a área metropolitana de Tóquio subiu 0,9% em julho, em comparação com o mesmo mês de 2013, mantendo o mesmo ritmo de junho e ligeiramente acima dos 0,8% previstos pelo mercado.

Esse número também exclui os efeitos do aumento de imposto. A inflação de Tóquio é vista como um indicador antecipado da evolução dos preços para o resto do Japão.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,38%

Next Article

FMI eleva estimativa de crescimento econômico do Japão para 2014

Related Posts